Destaques

6 de outubro de 2017

Resenha | Brilho do Sol - Roseli Magro

Título: Brilho do Sol
Autora: Roseli Magro
Editora: Xeque-Matte
Páginas: 159
Ano: 2016
Avaliação: ★★★ 
Comprar: loja da editora

*Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Brilho do Sol é o nome de uma cidadezinha nordestina onde acontece a história de João, um menino de oito anos, que mudou a história do sertão de tal forma que nunca mais esse lugar voltará a ser o mesmo.
No livro, a fome existe, é fato, e ela dói.
Mas é fato também que o amor existe e ele é a estrutura para a felicidade. O amor ou a falta dele se materializam no bem contra o mal, uma constante luta durante toda a narrativa. Qual vencerá?
   

Brilho do Sol é uma pequena cidade localizada no sertão alagoano. A seca, a fome e a pobreza estão presentes no lugar cotidianamente e é nesse cenário, de total miséria e abandono, que iremos conhecer a história de um menino que nasceu para transformar a região.

João é um garoto de oito anos que leva uma vida bastante humilde com seus pais. Ana, sua mãe, passa o dia cuidando do menino e confeccionando seus artesanatos com muito amor e carinho; Teovaldo, o patriarca da família, parte de casa antes do amanhecer para conseguir alguns trocados no canavial.


Apesar da vida difícil que levava, a família de João transmitia muita felicidade e via beleza naquele ambiente. Mesmo com todas as dificuldades, eles mantinham a fé e a esperança. Por esses motivos, chamavam a atenção dos outros moradores que notavam que ali tinha algo de diferente e de especial, principalmente o menino João. Infelizmente, a felicidade dessa família também incomodava alguns moradores como Raimunda, que estava disposta a prejudicá-los a qualquer custo.

Em "Brilho do Sol", Roseli Magro retrata de forma verossímil a dura vida do homem sertanejo. A cada página, vamos conhecendo um lugar sem acesso a saúde, assolado pela pobreza e pela desnutrição. Um cenário onde as pessoas lutam pelas suas vidas e pelas dos seus filhos, travando uma batalha diária contra a fome. Infelizmente, a perda para ela, muitas das vezes, é inevitável.


Por outro lado, temos João personificando a esperança e fé. O menino tenta extrair o melhor dos moradores e tenta mostrar para eles uma outra forma de olhar o vilarejo. Todo conhecimento do pequeno espantava tanto seus pais quanto as outras pessoas, pois ninguém sabia de onde ele havia adquirido tamanha sabedoria. Ao longo do livro, João vai criando uma redoma de amor que vai envolvendo toda a Brilho do Sol. 

No decorrer da leitura, várias personagens vão aparecendo e vamos ter acesso a um pouco da vida de cada uma delas. Além disso, todas possuem um papel bem definido na história. O livro é narrado por uma personagem bem especial que será conhecido apenas nas últimas páginas da obra. A todo instante, o leitor é preparado para o grande momento da narrativa que, a meu ver, pode parecer um pouco fantasioso e inverossímil para alguns leitores.


A edição do livro é bem delicada e, juntamente com a capa, condiz muito com a história. Os capítulos são bem curtinhos e possuem uma linguagem típica do povo do sertão.

"Brilho do Sol" é uma história que, através de um tom poético, nos ensina a nunca perder a esperança em dias melhores. Roseli criou uma narrativa recheada de situações adversas e que, infelizmente, fazem parte da nossa realidade, mas que no final o amor sempre acaba prevalecendo. Trata-se, também, de uma espécie de releitura da caminhada de Jesus na Terra, só que em pleno sertão nordestino.

Comentários via Facebook

32 comentários:

  1. Faz tempo que namoro esse livro pela capa. Mas a sua resenha me fez querer lê-lo. Essa história parece incrível e fiquei curiosa por esse final.
    Adoro histórias simples mas que emocionam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O Brilho do Sol é uma leitura que quero fazer por causa da mensagem de esperança e felicidade na simplicidade que ele transmite.
    Também me interesso pela vida no sertão, da qual pouco conheço.
    E ahhh! Raimunda! Como existem pessoas como ela no mundo...
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá, me parece ser bem interessante o livro, mas eu não leria no momento quem sabe mais pra frente

    ResponderExcluir
  4. Que interessante essa história! Gosto muito de autores nacionais, principalmente os que narram suas historias tendo como plano de fundo as dificuldades do nosso pais. Me interessei bastante pela leitura!

    VISITE MEU BLOG ♥ | FÃ PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda, mas por ela e pela sua resenha sei que é aqueles livros que fazem a gente refletir e chorar. Não ando num bom momento pra ler esse tipo de livro, mas vou anotar a dica, pois fiquei bem interessada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei com vontade de ler esse livro. Não sabia da existencia dele vou procurar valew pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Doida pra ler este livro, porque através da força de vontade acho que conseguimos quase tudo nessa vida.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sávio! =) Tudo bem?
    Cara, me arrepiei lendo a sinopse, e sua resenha bem escrita só me deixou com mais vontade de ler. Sou do nordeste também, e apesar de não viver nessa região do sertão tenho parentes que vivem e entendo como é difícil a vida nesse local. A capa também é linda, e personagens crianças me ganham fácil.

    Parabéns pela escrita.

    Estou te seguindo.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Infelizmente a história não me chamou atenção lembrei um pouco de Vidas Secas aquele clássico apesar de achar que esse seja um pouco diferente mesmo assim dessa vez deixo passar a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse Jpão é um fofo, quem teria tanta esperança e fé na situação dele? Não li o livro as gostei do tom leve e esperançoso que aparenta ter, sua resenha dá a vontade de lê-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Ahhh esse livro deve ser muito bonito, me lembrei de alguns livros com crianças que já li e amei como Perto do Fim do Mundo de Mia Couto. Gosto bastante de livros onde as crianças são símbolos de um futuro melhor por meio da esperança e com um toque mágico que só a imaginação de uma criança consegue ter.

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda! Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha deu para perceber que é uma história muito emocionante. Despertou muito o meu interesse e vou procurar mais sobre ele. Obrigada pela indicação!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. A capa é muito fofa mas a história é muito real.
    Minha família é toda nordestina e é realmente complicado a vida. Sofrida.
    Adorei sua resenha. Poder conhecer a obra aqui foi muito legal.
    Dica mais que anotada!! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a premissa do livro, é bem tocante. Gostei dele, a capa também é muito singela e delicada. Sua resenha é maravilhosa, amo essas historias nordestinas.
    Amei mesmo

    Levando a Sério

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Não é bem o tipo de livro que me atrai, mas a poesia da sua resenha me deixou curiosa com a narrativa. A maneira delicada com que viu a história e resumiu aqui, faz com que eu queria sair da minha zona de conforto e ariscar outros estilos de literatura.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da capa e fiquei interessada em ler pois gosto de livros com essa pegada poética. Dica anotada.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que livro mais bonitinho! Essa ilustra da capa é muito fofa, tem cara de livro infantil. É infantil mesmo? Porque tem uma pegada de muita inocência no meio do caos que a criança vive. Me lembrou O Menino do Pijama Listrado, que tem alguma semelhança :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tudo bom?
    Eu não conhecia a obra, contudo parece-me muito interessante, fiquei curiosa acerca da narrativa, pois a premissa da trama parece ser excelente.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas estou aqui suspirando, pois o mesmo parece carregar uma daquelas lições que vão encher nossa alma de sentimentos bons. Gostei muito de saber que a obra se passa em um ambiente ainda pouco explorado por nossos escritores. Creio que o pequeno João esteja em muitas pessoas por aí, tentando nos manter com esperanças mesmo com tudo parece ruir. Com certeza, uma excelente obra. Já quero ler!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. ola tudo bem ?
    gosto de conhecer um pouco da cultura de cada estado Brasileiro , sei que parte dos nordestinos tem uma vida bem dificil e gostaria de me aprofundar um pouco mais lendo a historia de João que mudou a historia do Sertão. bjssss

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha, já quero ler o livro. Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei a indicação. Não sei quase nada sobre a vida do sertão, então será uma leitura de muito aprendizado. O João parece um personagem encantador, o qual podemos nos inspirar. Fiquei bastante curiosa e espero poder ler em breve.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia o livro, nem essa editora. Mas a história me chamou a atenção, faz tempo que não abordam a história do nosso Nordeste de forma tão interessante. Adorei a resenha.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, mas já estou completamente encantada! Que capa mais maravilhosa e linda, um tema delicado e que eu não lembro de já ter lido algo sobre e tratado, pelo que percebi, de maneira suave e bonita.
    Sua resenha foi linda, parabéns. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Nossa que resenha mais linda...
    Eu particularmente gosto muito de livros que nos trazem uma lição de vida assim, não conhecia a história, mas achei bem interessante a temática do livro e a forma na qual ela foi abordada pelo que disse.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Que resenha mais amorzinho. To encantada com o João, gosto muito de historias que mostram não somente o sofrimento de um povo mas a sua capacidade de viver apesar do sofrimento,
    Linda capa, otima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não me interessei por ele, não é o tipo de livro que procuro no momento. Quem sabe em outro momento?

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Nossa que capa LINDA. Com certeza é uma das coisas que mais chama atenção de primeira, e depois de ficar sabendo que é uma história de um homem do sertão, desperta mais empatia ainda. Nunca li nada parecido, mas confesso que fiquei bem instigada. Quero saber quem é esse narrador haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bem? É a primeira resenha que leio sobre esse livro! Parece um livro muito bonito, poético, e muito emocionante. Fiquei curiosa para conferir também e anotei sua dica! Espero ter a oportunidade de ler logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi! Tudo bem?
    AMEI com todas as forças a premissa desse livro! Não tinha ouvido falar da obra bem da autora, mas agora, mesmo nem tendo lido, já considero MUITO! Quero esse livro agora!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.com

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia o livro, mas a história me chamou muito atenção, sua resenha está bem detalhada e destacando pontos importantes para que possamos entender a história! Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito do tema que a autora abordou. Até hoje o povo do sertão sofre e só mesmo tendo esperança e fé para conseguir sobreviver a tudo isso.
    Amei a sua resenha e se tiver oportunidade lerei o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in