Destaques

28 de novembro de 2017

Resenha | O Senhor da Minha História - Carlyle Popp

Título: O Senhor da Minha História
Autor: Carlyle Popp
Editora: Inverso
Páginas: 338
Ano: 2016
Avaliação: ★★  
Comprar: Site da editora | Amazon | Livraria Cultura | Submarino

*Cortesia da editora
Sinopse: Você é protagonista da sua existência? É diretor do teatro da sua vida? Ou vive a reboque dos
fatos, das circunstâncias e dos outros?
O Senhor da Minha História é um livro sobre protagonistas e coadjuvantes; sobre amizade,
amor e ódio. Sobre a constante busca da própria identidade.
Sobre a vida, o desejo e a morte. É também sobre Curitiba, cenário da trama.
❖❖❖  

O senhor da minha história é o primeiro romance do advogado e professor Carlyle Popp. Apesar de ser seu primeiro livro ficcional, o autor já escreveu algumas obras na área jurídica. 

Neste romance, vamos acompanhar cada fase da vida do protagonista: sua infância com seus pais, a relação com seus amigos, os dilemas e as descobertas durante a adolescência e, principalmente, sua profunda admiração por Salésio, seu amigo. Referência para os colegas, Sal era conhecido por ser o melhor em tudo: o mais bonito, o mais popular e o que havia ficado com a maioria das meninas da escola. Tantos atributos faziam com que o rapaz fosse admirado por alguns amigos, e despertasse a inveja de outros. No fim das contas, todos queriam ser Salésio.


Com o fim do ensino médio, cada um dos amigos segue um caminho diferente. Entretanto, nosso protagonista vive a amargura de ter perdido uma competição que resultou na vitória de Salésio. Competição que, por sua vez, marcará profundamente a vida adulta do personagem principal. 

Narrado em primeira pessoa, O senhor da minha história vai falar, dentre outras coisas, sobre a constante busca da nossa própria identidade. Na obra, vamos conhecer um personagem, que não tem o nome mencionado, obcecado pelo amigo. Toda admiração que ele tinha por Sal deu lugar a um sentimento de inveja e raiva, visto que ele sempre ficava atrás do rapaz. Nunca era o primeiro. Mesmo distante, vivia em função de Salésio e agora, mais do que tudo, queria vencê-lo.

A narrativa se passa entre 1970 e o começo dos anos 2000, em um período onde poucos tinham televisão, e telefone era artigo de luxo. Nesse momento, notamos um aspecto bem interessante da obra: o entrelaçamento de realidade e ficção. Muitos fatos que fizeram parte da realidade brasileira foram retratados na obra como, por exemplo, a geada negra de 1975, a maior epidemia de meningite do país que se alastrou pelo Estado de São Paulo, passando por temas delicados com a questão da AIDS. Além disso, Carlyle Popp faz muitas referências aos anos 70 citando cantores, novelas, músicas e hábitos típicos da época.


Posso dizer que esse livro é um presente aos curitibanos, uma vez que a cidade serve de pano de fundo para boa parte da história. O autor, na tentativa de valorizar a cidade, cita algumas ruas, lugares e aspectos da cidade considerada modelo no transporte publico brasileiro. 

Com uma linguagem um tanto rebuscada, essa obra vai nos ensinar a sermos protagonistas da nossa própria existência e não meros coadjuvantes que vivem à sombra dos outros. Recomendo essa leitura aos curitibanos de plantão e aos leitores que gostam de penetrar a fundo a mente das personagens. No mais, O senhor da minha história é uma obra recheada de referências que vai proporcionar ao leitor uma leitura bastante prazerosa. 

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Olá, ainda não conhecia o livro nem o autor e apesar de não me chamar muito a atenção achei muito legal ser uma obra nacional que se passa em uma cidade como curitiba!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Enquanto lia sua resenha fiquei com certa dúvida se leria ou não o livro, mas quando você falou essa seguinte frase: essa obra vai nos ensinar a sermos protagonistas da nossa própria existência e não meros coadjuvantes que vivem à sombra dos outros. Me deu vontade de correr para adquirir o livro. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, interessante esse livro, e fiquei curiosa , també, vou indicar para algumas pessoas que sei que pensam como o personagem sem nome. Adorei a resenha e dica anotada. Bjus

    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem?
    Eu já li esse livro e te digo que foi uma das melhores leituras que já fiz, eu fiquei feliz de saber a sua opinião e saber a sua avaliação, ótima resenha e lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Estive em Curitiba recentemente e é uma cidade incrível. Muito bonita mesmo.

    Gostei da premissa do livro. A sinopse me prendeu. Quando você fala do trânsito entre a admiração que se torna inveja e, logo, raiva, me parece um processo daqueles que acontece muito, mas a gente acaba não refletindo à respeito. Ver isso em uma narrativa é sempre interessante.

    Fiquei interessado. Anotei aqui na minha listinha, mas atualmente não posso comprar livros novos. Um dia, quem sabe?

    Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor e também nunca tinha ouvido falar do livro, mas confesso que apesar do tema sair da minha zona de conforto eu fiquei muito interessada, gosto de livros em que os personagens fazem uma viajem de auto descoberta, mas espero que isso não seja atrapalhado por causa da inveja.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sávio, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já fiquei bem curiosa com a obra, que parece ser realmente maravilhosa. A escolha da cidade de Curitiba como pano de fundo, é algo que me deixa bem curiosa, assim como a época no qual a obra se passa. O enredo, também é muito interessante e tem tudo para ser maravilhoso. Vai para a lista!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee ❤
    Primeiramente, achei teu blog lindão, inclusive já segui e curti a fanpage ❤ Sobre o livro, nunca tinha ouvido falar mas a premissa não me interessou muito não, mas sempre estou disposta a ler livros diferentes, afinal pode ser que eu goste. Então, vou anotar a dica aqui. Resenha muito bem escrita, adorei!
    Bjos, Bia! ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei bastante interessante a temática da história e me interessei ainda mais quando li que é ambientada no Brasil. Fiquei curiosa para ver como o autor desenvolveu o tema e como termina essa história para o protagonista.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma história bem legal, com muitas referências e ainda tendo Curitiba como seu cenário. Fiquei curiosa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro e achei a capa simples, mas bonita. Não sei se a leitura me agradaria, mas fiquei curiosa com o livro. Gostei de conhecer a obra através desta tua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Temas existenciais são realmente muito importantes de serem abordados nos livros, que levam a reflexão do leitor durante a leitura. Deve ser muito legal pra quem é de Curitiba ler e pra quem também não conhece pra se situar um pouco. Legal, ótima dica!

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Confesso que o título não me agrada mas quando li sua resenha juntamente com a sinopse soube ineditamente que queria ler o livro, é difícil encontrar livros com esses temas.
    Obrigada pela indicação.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  14. Não tinha visto o livro ainda e apesar de ter me interessado por ele, até por conta desta mistura de realidade é ficção, confesso que esta escrita mais rebuscada não me atrai muito.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Ainda não conhecia esse título, fiquei bem interessada para fazer essa leitura.
    Gosto de conhecer novos livros, e anotar todas as dicas para poder conferir futuramente. Bem interessante!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu até estava curtindo o tema do livro, até entrar nas críticas sociais... porque se o autor não consegue balancear muito fica muiton real, e eu estou fugindo de livros reais. Mas conheço muita gente que iria gostar do livro!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Caramba esse livro parece ser muito bom, não conhecia!
    A e sou louco para conhecer Curitiba.

    ResponderExcluir
  18. Ola Sávio não conhecia o livro, gostei muito do cenário de pano de fundo Curitiba, fiquei curiosa com o rumo do protagonista e como está sua vida. Dica anotada. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Achei muito interessante a premissa do livro, mas confesso que desanimei um pouco por causa da escrita rebuscada, infelizmente isso é algo que me atrasa muito na leitura, e como também não conheço curitiba acho que ia ficar um pouco perdida

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia a obra ainda, mas gostei muito da premissa e do que você destacou do livro. Vou a Curitiba passar a virada do ano e estou super empolgada para conhecer essa cidade! Vou anotar a dica do livro.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Adorei a sua resenha e a proposta do livro. Não gosto tanto quando misturam realidade e ficção, mas se conta um pouco de fatos que ocorreram no Brasil, ainda mais itens da moda e da cultura da época, acho super válida a leitura. Ainda, fiquei curiosa para saber no que resultou, no tocante à busca da identidade desse personagem, a perda da competição para seu colega, Salésio! Se se passa em Curitiba, melhor ainda, pois adoro essa cidade!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in